quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É preciso que Jesus fique em nossa casa


“Chegando Jesus aquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: ‘Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.’ Ele desceu a toda pressa e recebeu alegremente.” (Lc 19, 5-6)




Hoje é o mesmo convite que Jesus faz pra todos nós, para nossas famílias. Podemos tomar a palavra casa significando família, a bíblia trata assim: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Jos 24, 15) Jesus deixa claro a Zaqueu que é preciso entrar em sua história, no seio de sua família, dentro do lugar onde ele vive plenamente e de forma aberta, sem máscaras a sua emoção: a família!

Da mesma forma é comigo e com você. Jesus quer entrar em nossa família e permanecer, não só por um dia, a palavra hoje significa imediatamente, Jesus quer entrar agora em nossas famílias. Nossa casa é berço tanto de coisas boas quanto ruins, podemos colher céu ou inferno dentro de casa, depende do que se semeia. Muitos de nós nem gostamos de ficar em casa, o lugar onde deveria ser um refúgio para nós, onde deveríamos encontrar descanso se torna um lugar que incomoda, um lugar sem paz.

Muitas pessoas reclamam e chegam a dizer: “A minha casa é um inferno!” E isso muitas vezes é verdade, porque onde passamos estamos deixando sementes de inferno. A nossa postura é infernal, a nossa linguagem é infernal, o nosso tom de voz é infernal. E nossa casa passa a não ser um lugar de descanso, e sim um lugar de desconto, onde eu desconto todas as coisas ruins do meu dia em cima de minha família, meus problemas de trabalho, de escola, com os amigos, até mesmo meus problemas na igreja. Para as pessoas de fora eu dou toda a liberdade e confiança, pra falar de mim, pra pedir conselho, até mesmo às vezes pra chorar, mas para minha família só dou o direito de receber o meu pior, a minha intolerância, o meu stress.

É preciso que dentro de nossa casa sejam plantadas sementes de céu. Eu preciso ser semeador do céu dentro da família, pra isso, é preciso ouvir a ordem de Jesus e reconhecer que é preciso que ele fique na minha casa. Assim como o padre na missa tem o poder dado por Deus de trazer Jesus ao altar, assim nós temos o poder, dado por Deus de levar Jesus a nossa família, porque também somos um povo de sacerdotes santos (I Pd 2, 5), portanto nossa missão é transmitir Jesus em nossa casa.

Aquele que experimenta Jesus precisa levá-lo aos outros, vivê-lo, testemunhá-lo. A maneira mais sublime de se conhecer Jesus é experimentar sua ação na história, através de um dos nossos, e assim iremos crer que, como fez na vida de um, fará também na nossa.

Nas nossas famílias, temos vividos fechados em nós, vivemos em grupo e isolados, conseguimos formar um grupo, mas não conseguimos formar uma comunidade. Quantos pais não gostariam de saber mais de seus filhos, conversar com eles, mas infelizmente não conseguem competir com a televisão e com o computador. Muitos de nós filhos achamos nossos pais antiquados, mas esquecemos que, eles vivem no mesmo mundo que nós, e não fazemos a experiência de contar com eles na hora dos problemas. Vemos o tempo todo nas delegacias jovens que estão presos, e acabam perdendo a namorada, os amigos os abandonam, os companheiros de crimes também, mas a mãe, por exemplo, jamais perde uma visita, jamais abandona. O jeito que deus quis mostrar de forma mais clara seu amor foi através de nossa família, viver o amor na família, com diálogo, respeito, é sentir Deus na pele, na carne. Conversar em família, ouvir o outro, é ouvir Jesus, falar com o outro, é ser Jesus falando. A transformação de amor que se dá na eucaristia precisa gerar frutos dentro da minha casa, eu preciso me transformar naquele que recebo, portanto, Jesus precisa entrar na minha casa, através de mim, a minha presença, precisa ser presença de Jesus, assim eu semearei o céu, assim a salvação entrará na minha casa (Lc 19, 9). A evangelização na minha família não vai acontecer com lição de moral ou jogando os pecados na cara de cada um, mas se dará pura e simplesmente com o amor. Quer rezar pela sua família? Antes de orar por ela em línguas, antes de profetizar na vida deles, é preciso usar o dom mais supremo que está acima de todos: o amor! Ame sua família, volta pra ela! Se seu pai e sua mãe ainda não são o que você queria, talvez seja porque você ainda não é o filho que deveria ser, seja profeta em casa, profeta do amor!


Carlos Maximiliano
Grupo de oração Poder de Deus
Vila Velha

sábado, 24 de setembro de 2011

ADOLESCÊNCIA: REVOLUÇÃO, REBELDIA E SONHOS

A fase da adolescência é ma fase incrível pois nessa fase queremos fazer a diferença no mundo, muitos adolescentes querem e sentem a vontade de mudar o mundo, eles anseiam por mudanças e acham que podem REVOLUCIONAR o mundo então alguns começam a busca desesperada por REVOLUÇÃO. Então vem o primeiro passo no seu estilo de falar, de ouvir musicas é realmente  uma fase de descobertas, é uma fase onde se apaixona bastante, hoje diz eu sou assim e amanhã  já esta mudado, buscam mudar a Sociedade, o país o mundo, só que nessa fase começam também as frustrações os fracassos e ai vem a REBELDIA onde começam uma guerra interior não somente com seus pais e irmãos ou amigos mas uma guerra interior consigo mesmo se tornam REBELDES, agitados se acham sempre donos da verdade.
E devido essa REBELDIA vemos as coisas que vem acontecendo quantos adolescente fogem de casa, matam seus pais, outros se perdem nesses vícios tudo pela busca dessa REVOLUÇÃO e isso se torna REBELDIA então vem o ÁLCOOL, as DROGAS  e começam a destruir aquela REVOLUÇÃO que tanto procurava já não sabem mais o que buscam.Já não sabem mais o que sentem se esses adolescentes não tiverem uma ESTRUTURA FAMILIAR, pais que freguentem a IGREJA os adolescentes acabam indo para um caminho de destruição e os SONHOS da adolescencia a REVOLUÇÃO que tanto buscavam se vão, pois na verdade nessa fase em vez de querer mudar o mundo o adolescente precisa sim REVOLUCIONAR o seu coração somente conseguira preencher esse vazio essa busca se o adolescente encontrar a Deus essa REVOLUÇÃO tem que ser JESUS só assim os SONHOS  de Revolucionar o mundo começa a fazer sentido, a verdadeira REVOLUÇÃO é aquela que na simplicidade das coisas possamos ver a Alegria que os adolescentes que tem Cristo no coração sentem.
QUE O ESPÍRITO SANTO TOQUE NESSES ADOLESCENTES E CONDUZA SEUS PASSOS PARA A VERDADEIRA REVOLUÇÃO QUE É JESUS

postado por FÁBIO DOS SANTOS
PROJETO RENASCENDO EM CRISTO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SP aprova lei contra consumo de álcool na infância e adolescência

Projeto segue para a sanção do governador e prevê multa e fechamento de estabelicimentos



O projeto de lei 698/2011 que proíbe venda, oferta e permissão de consumo de bebida alcoólica a menores de 18 anos em estabelecimentos do Estado de São Paulo foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 20. O projeto, proposto pelo governador Geraldo Alckmin, cria mecanismos de fiscalização e controle para cumprimento do que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente e agora segue para a sanção do governador.

O projeto prevê aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado.

"Nós vamos fazer 30 dias de um trabalho educativo, de informação e de divulgação e a partir de então começam as blitze para exigir o cumprimento da lei. Hoje o jovem começa a beber com 14 anos e isso leva à violência, desastres com carro e motocicleta, risco de outras drogas e dependência química. Então esse é um passo muito importante em São Paulo pela saúde dos nossos jovens", afirmou o governador Alckmin.

Além disso serão desenvolvidas ações para tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido por álcool por adolescentes nos estabelecimentos comerciais do Estado. Haverá também a abertura de clínicas de tratamento, com mais leitos para dependentes e ações específicas nas escolas, além de intensificação das blitze da polícia para flagrar e punir motoristas alcoolizados.

Todas as ações fazem parte do plano de combate ao álcool na infância e adolescência lançado pelo governador Geraldo Alckmin em agosto. Além da aprovação da Assembleia , o plano conta com o apoio do Ministério Público de São Paulo e representantes dos bares, supermercados e restaurantes, envolve também diversas secretariais estaduais, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça e Comunicação, além de órgãos como o Procon-SP e a Vigilância Sanitária Estadual.

Depois sancionada pelo governador, a lei será regulamentada para definição da forma de fiscalização, instâncias fiscalizadoras e tamanho dos avisos a serem afixados nos estabelecimentos, entre outros itens. O início da aplicação das penalidades previstas na nova lei será precedido de ampla campanha educativa, realizada pelo governo do Estado, nos meios de comunicação para esclarecimento sobre os deveres, proibições e sanções.

O Estado já conta com um sistema de controle de venda de bebidas alcoólicas a menores em supermercados. Trata-se de uma tecnologia inovadora no Brasil. Pelo sistema, quando uma bebida alcoólica é registrada, seu código de barras é identificado e o operador de caixa do supermercado recebe uma mensagem para que solicite um documento que comprove a maioridade do comprador.

A partir disso, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema e após a comprovação de que a idade é superior a 18 anos, a venda é autorizada. O objetivo é auxiliar na aplicação da legislação que proíbe a venda de álcool a menores e também conscientizar a população sobre a importância da ação.

Do Portal do Governo do Estado

terça-feira, 20 de setembro de 2011

As grades do Pecado: Bebida alcoólica

“Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito!” (Ef 5, 18)



O álcool está entre as drogas mais populares da nossa sociedade, até mesmo porque seu uso é permitido por lei. Os meios de comunicação investem alto em propagandas das bebidas alcoólicas, mas, mesmo sendo muito comum o uso dessa droga, em todas as camadas sociais, seu efeito é extremamente destrutivo para a saúde do usuário e também para as pessoas que estão ao redor.

O álcool no organismo de imediato causa euforia, desinibição, mas logo depois vem o período de depressão, descontrole, falta de coordenação motora e sono. Um efeito conhecido do uso do álcool é a ressaca, onde o usuário tem fortes dores de cabeça, além disso, com um uso elevado, a droga ainda pode causar perdas de memória do momento do uso, isso porque, o álcool afeta diretamente os neurônios, que, são as únicas células do corpo que não se reproduzem ou regeneram, portanto, o uso do álcool prejudica diretamente o raciocínio, a memória e o aprendizado, destruindo tais células.

Além dos fatores físicos relacionados ao uso do álcool, existem diversos fatores sóciais e emocionais. São muitas as famílias que sofrem por ter alguém viciado em álcool dentro de casa, na maioria das vezes são os homens que trazem o problema, e com a dependência, porque o álcool causa dependência, traz a violência. O número de mulheres que sofrem violência dentro de casa pelo uso do álcool cresce a cada dia, também as crianças, que são agredidas e que presenciam as agressões dentro de casa. Além dos milhares de acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados, quem nunca recebeu um e-mail que mostra acidentes de trânsito causados por álcool? Infelizmente os meios de divulgação não mostram isso, porque o dinheiro é colocado por eles acima da vida.

Não pensemos que somente quem é alcoólatra experimenta desses males, geralmente os acidentes de trânsito e as mortes são causados por homens, mulheres, jovens, que bebem só no fim de semana.

O uso do álcool é uma grande desvalorização a vida, tanto pela minha saúde, que é destruída, quanto pelas vidas das pessoas que são estragadas pelo vício. O catecismo da igreja ensina que a repetição de pequenos pecados gera os vícios e que esses são pecados graves(CIC 1876), portanto, além de tanto mau físico, a bebida alcoólica causa um mau espiritual, seu uso é pecaminoso, e não importa a quantidade. Só existe indústria se o produto é vendido, logo, todos que compram uma cerveja, ou qualquer bebida está mantendo, alimentando essa indústria de morte, portanto, não podemos pagar dízimo pro demônio, não posso alimentar e contribuir com a morte, assim como quem compra uma camisa da canção nova ajuda na evangelização, mesmo sem estar lá, mesmo sem pregar lá, ou até mesmo sem nunca ter ido lá, assim aquele que compra uma garrafa de cerveja contribui e participa das mortes no trânsito, nos espancamentos dentro de casa, nas mortes por cirrose!

Caros irmãos, a bebida alcoólica possui uma rede de pecado, que já começa na propaganda, apelando para a sexualidade dos homens, associando a imagem do uso do álcool com felicidade, prosperidade, sexo e beleza. Mostra a euforia do mundo, mas não tem coragem de mostrar a realidade, não mostra as famílias destruídas, nem as que da pela álcool, é só ajudar a manter essa indústria, comprando e usando as bebidas. Amado, nosso dinheiro precisa ser santo, na forma como eu ganho, mas também na forma como eu gasto, jovens profetas, nós precisamos nos decidir 100% pelo Senhor, e não ficar com um pé no mundo e outro na igreja.

Precisamos tomar posso e viver nossa liberdade de Cristãos, aquele que peca é do demônio, mas quem nasce de Deus não peca, pois Cristo veio na carne destruir as obras do demônio (I Jo 3, 8-9), portanto, não podemos agora alimentar tais obras, e não podemos ter medo de denunciar, infelizmente muitos profetas têm se calado, e até homens de Deus tem pregado o contrário, mas não podemos cair nas mãos do demônio através dos vícios, e o alcoolismo é um desses vícios. Não pensemos que todos começaram bebendo todos os dias e grandes quantidades, todos começam com pouco, toda a droga é assim, com o tempo o corpo cria tolerância, e eu preciso de uma quantidade maior. Mesmo que sejamos controlados, o meu pequeno uso, alimenta a destruição de outro.

Nosso corpo é templo do Espírito Santo, precisamos cuidar dele, respeitá-lo e amá-lo, glorificar a Deus no nosso corpo, somos membros de Cristo, por isso tudo me é permitido, mas nem tudo me convém (I Cor 6, 12-20). Irmãos, não desprezemos nosso valor de Filhos de Deus, sejamos santos, e ajudemos nossos irmãos a serem também. Quantos Jovens transaram a primeira vez sob o domínio do álcool? Quantos não dizem palavras duras, que machucam, que ferem? O álcool jamais nos faz ficar mais fortes, mais caridos ou corajosos, no máximo, mais irresponáveis e inconsequentes. Sejamos fortes e corajosos, digamos não, vivamos nosso sim a Cristo, sejamos jovens profetas!



Deus abençoe!


Carlos Maximiliano
Grupo de oração Poder de Deus
Vila Velha
fonte:http://juventudeprofeta.blogspot.com

sábado, 17 de setembro de 2011

A Cruz da Jornada na Diocese de Piracicaba

Amados irmãos e irmãs, segue a prévia programação da acolhida da Cruz e Ícone da Jornada Mundial da Juventude em nossa Diocese de Piracicaba. Estes símbolos da Jornada Mundial percorrem todos os países que onde são realizados os encontros da JMJ, e em 2013 será no Brasil, Rio de Janeiro, por isso percorrerá as 274 dioceses do Brasil, e nossa diocese está na rota de passagem desses importantes símbolos da JMJ e da Igreja. Segue a programação:

18/09 - Acolhida da Cruz em SP - Regional SUL I;

12/10
- Acolhida da Cruz e Ícone na Diocese de Piracicaba - 21h30 - na Paróquia Santana (Primavera);
- A Cruz segue em carreata para a Catedral, onde as 22h00 inicia a oração de acolhida;
- 22h30 - Entrada Solene da Cruz e do Ícone na Catedral Santo Antonio;
até 0h00 permanecemos em oração;
- A partir da 0h00 iniciamos a nossa vigília, e as paróquias de Piracicaba se revezarão para a cada hora façam suas orações durante a madrugada;

13/10
- 7h00 - MISSA
- 8h00 - Adoração
- 9h00 - MISSA
- 10h00 - Adoração
- 11h00 - Adoração
- 12h00 - MISSA com os estudantes da cidade
- 13h00 - Adoração
- 14h30 - Adoração
- 15h00 - MISSA com benção dos enfermos
- 16h00 - Adoração
- 17h00 - Adoração
- 18h00 - Momento Mariano
- 19h30 - MISSA com todos os movimentos e pastorais que atuam com a juventude, quem preside o Bispo Diocesano Dom Fernando Mason, com todo o clero da diocese de Piracicaba.
- 21h00 - ENTREGA DA CRUZ E ÍCONE PARA OS REPRESENTANTES DA DIOCESE DE SÃO CARLOS.
*Durante todo o dia haverão padres que estarão acompanhando os grupos para a Adoração, e também atendimento de confissões. Participe, é um evento para não somente o jovem, mas para toda família!
fonte: http://padreanselmomartiniano.blogspot.com

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Entendendo os adolescentes

A - ENERGIA EM POTENCIAL: A criança vem num processo fantástico de crescimento e descobertas, e, na adolescência, são possuidores de uma energia em potencial. Eles estão sempre em movimento físico, sempre prontos para a próxima aventura. Até parece que estão ligados em 220 watts.

B - OS LIMITES: O adolescente está descobrindo o mundo, está conhecendo coisas e tentando se encontrar neste contexto de vida. Um dos grandes problemas que o adolescente encontra, é a dificuldade de reconhecer o limite das coisas. Enquanto a maioria dos adultos já sabe e vive certos limites, o adolescente não entende que existam limites, por vezes, atropelam tudo e todos. Neste ponto entra o forte "conflito de gerações", quando os pais tentam estabelecer limites, mas o adolescente não os reconhece, pois a vida para ele é ainda uma grande descoberta num mundo infinito de aventuras. Os limites de horário, de amizades, de comportamentos, de palavras, de escolhas e opiniões, estabelecidos pelos pais, parecem ser desconhecidos e irrelevantes ao adolescente.

C - INFLUÊNCIAS: Sabemos que as amizades podem ser uma fonte de boas ou más influências na vida do adolescente. Todo adolescente tem necessidade de viver e conviver em turmas ou "tribos". Infelizmente, nem todas as amizades possuem valores e princípios corretos e isto se torna um perigo, caso o adolescente não saiba como escolher. Por vezes, os pais lutam para proporcionar uma boa educação e formação e sofrem, quando o filho é influenciado por más amizades. Muitos adultos sofreram traumas por uma adolescência conturbada, no desejo de se sentirem aceitos por um grupo e se auto-afirmar. Muitos iniciam cedo experiências com cigarro, chopes, prostituição, pichações e até vandalismo, porque são influenciados de forma errada. Daí vem o brinco, o cabelo pintado, a calça rasgada e o vocabulário diferenciado.

D - CONFLITOS: Na adolescência, os conflitos afloram de forma veemente. Vamos pensar em alguns deles:
1) O CORPO: Para muitos é complicado lidar com o crescimento do corpo, parece que é disforme. Às vezes, o nariz parece desproporcional, o pé não pára de crescer, há o crescimento dos pêlos, dos seios e do pênis... O adolescente tem, por vezes, dificuldade de assimilar esse desenvolvimento corporal.
2) AUTORIDADE: Em regra geral, o adolescente tem dificuldade em reconhecer e aceitar uma autoridade. Alguns adultos vivem o saudosismo do tempo em que o pai era obedecido por apenas um olhar, hoje em dia, parece que vivem um outro extremo, nem o olhar, nem o falar, nem o bater, nem o castigar, parecem estabelecer princípios de autoridade na vida do adolescente. Quando os pais não conseguem transmitir esses princípios de autoridade, o adolescente terá dificuldade de obedecer na escola, no trabalho e na igreja.
3) DIREÇÃO PROFISSIONAL: Outro conflito que o adolescente vive é o fato de, ao se aproximar dos anos finais do colégio, precisar escolher a profissão a seguir. Que curso fazer? O que eu vou ser? Se esse conflito não for solucionado, você verá o estudante entrando e saindo de faculdades, porque não sabe o caminho certo a seguir. A escolha de hoje poderá não ser a do ano seguinte.
4) SEXO: É na adolescência que ocorre o conhecimento real e a identidade masculina ou feminina. É uma fase de definição, a qual pode levar o adolescente a conflitos. O menino preocupa-se, por ter uma voz ainda fina, não ter pêlos desenvolvidos e não se interessar por meninas. Por sua vez, a menina por achar que tem traços masculinos, pêlos que começam a crescer e a falta de interesse por meninos. Isto pode gerar conflitos e distúrbios na área da sexualidade. A descoberta e prática do sexo, nesta idade, têm gerado centenas e milhares de meninas grávidas, assumindo um papel de mãe precoce.
5) NAMORO: Um grande perigo nesta fase da adolescência é o namoro. Muitos adultos ainda sofrem com as frustrações que tiveram, quando adolescentes. A falta de conceitos e princípios corretos de um relacionamento a dois podem gerar feridas e conseqüências para o resto da vida. O "ficar" com um, com outro, com mais outro e outro, tem gerado uma adolescência descompromissada e irresponsável. O namoro está muito mais próximo do físico do que do emocional.
6) RESPONSABILIDADE: Em regra geral, o adolescente tem dificuldades de ser responsável com as tarefas. Ele enxerga o mundo de forma "light", não tem muito a noção das conseqüências. Para ele, para tudo se dá um jeito, tudo se resolve. São poucos aqueles que assumem um compromisso hoje, e realmente continuam amanhã. Nesta fase, o adolescente pensa muito na namorada, nos passeios, nas variadas diversões e esportes. Estudar e trabalhar parecem não ser prioridades.
7) COMPORTAMENTO: Um conflito gerado pelo adolescente é a sua forma irreverente de se comportar. Há como se fosse um padrão de comportamento, como se fosse um estereótipo. Você identifica um adolescente pelo seu jeito desleixado de andar e sentar, o uso de tênis grandes, chamativos e exagerados. A barra da calça arrastando no chão, o cabelo pintado, o brinco na orelha ou no umbigo, o boné quase permanente, fazem parte de um modismo que padroniza o comportamento do adolescente.

CONCLUSÃO Creio que os pais, os adultos e a igreja têm uma contribuição fundamental a dar ao adolescente.
1° - AMOR - É preciso deixar claro para o adolescente que ele é amado. Isto não apenas com dinheiro ou presentes, mas com gestos e palavras. O adolescente precisa ser amado.
2° - DIÁLOGO - Os pais precisam ter intimidade com o filho, manter um diálogo aberto, ajudando-o em seus conflitos e necessidades. Seja amigo de seu filho. Abençoe e não amaldiçoe. 3° - PACIÊNCIA - Precisamos ter paciência para ensinar duas, dez, vinte vezes a mesma coisa. Não desista nunca.
4° - AMIZADES - Ajude o adolescente a escolher bons amigos. Lembre-se de que ele precisa de boas amizades.
5° - ESTABELEÇA FUNDAMENTOS - Sabendo das situações que o adolescente enfrentará, os pais devem estabelecer fundamentos sólidos para os filhos viverem uma adolescência sadia. Esta é uma tarefa que Deus delegou aos pais e não apenas às escolas ou à igreja. Os fundamentos morais e espirituais serão os alicerces para que o adolescente não seja influenciado erradamente. Conheço inúmeros adolescentes que são bênção em casa, no trabalho e principalmente na igreja. São exemplos para outros.
6° - A IGREJA - Como igreja, acolhemos e amamos o adolescente. Procuramos criar espaço para que desenvolva atividades em grupo, são instruídos na Palavra de Deus e corrigidos, quando necessário. Creio que a igreja tem muito para oferecer ao adolescente e, conseqüentemente, aos pais e à família. Se necessário, recorra e peça ajuda ao pastor da Igreja. O adolescente bem formado e orientado é uma fonte em potencial para trabalhar na igreja e na vida secular.
7°- ORAÇÃO - Os pais e a igreja devem colocar em oração a vida do adolescente. E o poder de Deus que estará operando na família e no adolescente. Se os pais estão enfrentando problemas com o filho na adolescência, devem investir tempo em oração, fazer campanhas e clamar pelo Senhor. É a oração que mudará seu filho.

Fonte: www.melodia.com.br
Postado por Adolescentes apaixonados por Cristo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que se ama tanto o pecado?

Há quem brigue fazendo de tudo para defender o seu pecado
Sim, isso é uma pergunta, contudo, nesta circunstância, terei a ousadia de conjugá-la como uma afirmação: “Sim, amamos muito o pecado…”. Todavia, do título inicial quero conservar a interrogação: Por quê? Esta afirmação se fundamenta no ofício de observar e na arte de contemplar corações em um constante “debater-se” diante das razões e significados que compõem sua própria existência.

Ao observar alguém que abre mão de um vício/pecado, procurando desvencilhar-se dele por meio da renúncia, percebe-se – não raras as vezes – um profundo sofrimento e até mesmo revolta em virtude da ausência do pecado. É como se tal coração julgasse estar prestando um favor imenso a Deus por estar abrindo mão daquilo que mais ama.

Mas por que se ama tanto os vícios e pecados? Por que, comumente, se inventa tantas desculpas para justificá-los? E por que sofremos e nos debatemos tanto por sua ausência?

Há quem brigue fazendo de tudo para defender o seu pecado, para convencer a todos de que ele é algo normal, e que é, até mesmo, uma “virtude”.

Não se costuma ouvir pessoas dizendo: “Eu não aguento mais ficar sem adorar a Jesus na Eucaristia. Já estou ficando louco! Preciso adorá-Lo agora!”. Mas, infelizmente, é comum ouvir muitos entoando: “Não aguento mais ficar sem sexo (desregrado/fora do matrimônio), sem bebidas, drogas, prostituição, nem sem pensar e falar bobagens… Estou ficando louco sem isso!”.

É lastimável, mas, na maioria das vezes, Deus fica tão pequeno dentro de nós diante da força e expressão que possui o pecado, que dá até – metaforicamente falando – para ter dó d’Ele, pois, Ele acaba ficando sempre em segundo plano diante do amor que o homem nutre pelo pecado.

“Faz-se de tudo para possuir o que se ama!”. Diante de tal enunciado desvela-se a imprecisão de muitos corações que professam um amor profundo a Deus, mas não são capazes de “mover uma palha” para estar com Ele e saber um pouco mais como funciona o Seu belo coração. “Amam” tanto a Deus, mas não são capazes de deixar, muitas vezes, de assistir a um jogo de futebol para ir à Santa Missa… Contudo, para estar com o pecado parece que a disposição é sempre nova e real.

Perguntemo-nos: Pelo que meu coração tem lutado? O que ele tem verdadeiramente buscado e desejado? E mais: o que ele tem amado? É preciso ser realmente sincero consigo para responder a essas perguntas e para perceber onde, de fato, se tem ancorado o próprio coração.

O caos – ausência de ordem – estabelece-se quando o princípio que move o coração deixa de ser Aquele que o criou. Assim, os próprios valores desvalorizam-se e o homem fica de “ponta cabeça”, valorizando o circunstancial – aquilo que passa – e esquecendo-se do eterno – lugar onde reside a verdadeira realização.

Exerçamos com sensibilidade essa observação e descubramos sinceramente em que paragens tem peregrinado o nosso coração. Para assim podermos, com inteireza e responsabilidade, direcioná-lo ao seu verdadeiro bem.


Padre Adriano Zandoná


Adriano Zandoná é padre e missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, é articulista e apresenta o programa “Em sintonia com meu Deus” de segunda a sábado – 6h15min – pela TV Canção Nova.
http://twitter.com/peadrianozcn
http://blog.cancaonova.com/padreadrianozandona

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quem ama confia! O amor lança fora todo temor

Ela o segurava nos braços debaixo de um sol forte e em meio à agitação própria da cidade grande, ele dormia sereno e calmo, pois estava seguro de que nada poderia atingi-lo. Esta cena não faz parte de um filme, é real e apesar de a ter contemplado há algum tempo, ainda hoje me recordo claramente dela. No ponto de ônibus, uma mãe, com ar de preocupada, segurava seu filho nos braços enquanto mantinha os olhos fixos nos ônibus que chegavam e saíam sem parar. Um deles poderia ser o seu e ela não poderia nem sequer pensar em perdê-lo.Observei que, apesar da agitação própria do local e da preocupação aparente da mãe, a criança dormia tranquila e sossegada. Sem palavras parecia dizer: "Nada temo, pois os braços que me seguram são de alguém que me ama".

Naquele dia, a cena, foi um pretexto para Deus falar comigo. Já observou que quando não paramos para ouvir a voz de Deus por meio da oração Ele nos fala pelos fatos? No meu caso, eu estava vivendo um tempo de muita correria no trabalho, já não conseguia rezar como antes e queria resolver todas as coisas com minhas forças. Quando ocupamos o lugar de Deus é isso que acontece. Com aquela situação, o Senhor foi me mostrando que eu precisava confiar mais no amor d'Ele. Precisava viver a atitude daquela criança, ou seja, abandonar-me. Na verdade, precisava amá-Lo mais e deixar-me amar por Ele, pois só confia quem verdadeiramente ama, e quem ama consequentemente confia.

E mais: Deus Pai abriu meus olhos para eu perceber que a raiz da minha agitação era também falta de amor-próprio e má interpretação do Seu amor por mim. Eu estava me comportando como serva de Deus e não como Sua filha. E isso faz uma grande diferença em nossa vida como cristãos. O próprio Senhor disse em Sua Palavra: “Já não vos chamo servos, mas amigos [...]” (João 15, 15). Ou seja, o Senhor nos elegeu, nos amou, não quer apenas o nosso serviço, mas nosso amor. Isso é próprio de uma relação de amizade. Amamos e somos amados, e o amor vai além do fazer.

Hoje, por providência, contemplei uma cena semelhante e lembrei-me das lições de outrora. Já não estou tão agitada como antes, vivo uma fase diferente. Mas uma coisa é certa: preciso continuar na escola da confiança. Devo aprender mais de Deus na matéria do amor. "O amor lança fora todo temor, é paciente, tudo suporta, tudo crer, tudo espera [...]" (I Coríntios 13,4-7). É por isso que quem ama confia!

Quanto mais amamos a Deus e nos deixamos envolver por Sua misericordia, tanto mais vamos encontrando a harmonia que tanto desejamos. E que muitas vezes buscamos nas pessoas, nos cargos, no poder, no ter ou de tantas outras formas aparentes de segurança neste mundo.

O abandono é, antes de tudo, uma atitude de confiança, fruto da maturidade, e a maturidade não se alcança de uma hora para outra, é preciso ter paciência com o tempo, dar passos e superar os obstáculos. É por isso que quem já teve sua fé provada, tem mais facilidade em confiar em Deus, tem forças para ir mais longe mesmo quando tudo parece perdido.

Aquela criança provavelmente se sentia amada, por essa razão as circunstâncias não a impediam de confiar e repousar tranquilamente no regaço acolhedor de sua mãe.

São Francisco de Sales faz uma interessante comparação, quando fala da alma recolhida em Deus. De fato, diz ele; "[...] os amantes humanos contentam-se, às vezes, em estar junto da pessoa a quem amam, sem lhe falarem nada e sem nem sequer pensar em outra coisa que não seja estar ali... Sentem-se amados e isso basta. É assim que acontece com a alma que se entrega aos cuidados do Criador. Repousa sossegada, mesmo em meio aos constantes desassossegos que vive no dia a dia".

Compreendo, cada vez mais, que a experiência do abandono em Deus passa pela descoberta do Seu amor incondicional por nós.
Peço ao Senhor que hoje lhe permita viver esta experiência e o cure profundamente de toda falta de amor, devolvend-lhe a serenidade e a paz, fruto da confiança n'Ele.

Assim como a mãe segura em seus braços o filho amado, Deus hoje o segura, não tema. Nos braços do Pai nada poderá atingi-lo, e quem ama confia.




Dijanira Silva
dijanira@geracaophn.com

Dijanira Silva Apresentadora da Rádio CN FM 103.7 em Fátima Portugal.
Acesse o blog Fatima hoje

sábado, 3 de setembro de 2011

36 - Parresía: "Legalização do aborto no Brasil"

“Jovem, torna-te aquilo que és!”

Hoje à reflexão que tenho a fazer é com você jovem, você mesmo, que estuda, que sai com os amigos, que joga futebol, que come hambúrguer, dança, canta, brinca, e está no auge do vigor de sua vida.
Você sabe o que significa ser um jovem? Você sabe qual é o chamado de Deus a você? É exatamente disso que venho falar com você…O Chamado do Jovem.
Quando pensamos na frase tema do post “Jovem, torna-te aquilo que és!” podemos pensar que é um pouco confuso, mas perceberemos que não há nada de confuso nisso. Jesus chama cada um dos jovens a ser simplesmente e completamente um jovem, que tenha sim um espírito aventureiro, que tenha esse força de querer mudar o mundo, mas o que Ele vem nos trazer é como devemos utilizar tudo isso para o que é bom e belo na vida, para que possamos verdadeiramente fazer a diferença nesse mundo, para que possamos mudar o mundo, sermos verdadeiros revolucionários, nadar contra a maré que é hoje este mundo prostituído e perdido nas drogas, festas, sexo, e coisas passageiras.
Deus chama você jovem! Chama você a ser um verdadeiro jovem, um jovem que busca ser o que está na essência feita por Deus, Ele criou essa fase na vida do homem para que seja modelado o homem que será no futuro, e é este o momento de definir se você será mais um que segue as tendências e modas, ou será aquele jovem verdadeiramente radical que resolve ir pelo lado mais difícil, o da VERDADE. Sim, a verdade é o mais difícil, pois seguir o pai da mentira é a coisa mais fácil, basta não se comprometer, basta dizer “o problema não é meu”, ser egoísta, orgulhoso, e viver tudo o que mais te “satisfaz”.
Usei aspas na palavra satisfaz, porque não é possível ser um jovem satisfeito se você não for aquilo que deve ser, aquilo para o qual foi criado, para ser um jovem que leva o amor e a paz, que leva a alegria e o perdão, que caminha firme passos de oração. Jovem, aqui quem vos fala é um jovem também, que não tem nada a mais ou a menos que vocês, que também tem dores, também tem cansaço, também se afundou no pecado, porém houve um tal Jesus Cristo que olhou para mim e me levantou, me amou e acreditou em mim.
Hoje, este mesmo Jesus te olha nos olhos e te pede:
“Jovem, torna-te aquilo que és!”
Cabe a você responder a este chamado ou continuar escondido no meio da multidão, porém um dia Ele te perguntará “Quem você é? O que você é?” e será muito triste se você não souber bem o que responder.
Eu respondo, sou um jovem muito feliz, porque escolhi caminhar com o único que tem Palavras de Vida Eterna, e ainda aqui na terra colho os frutos dessa escolha, em minha família, em meu namoro, em minhas amizades, em meu trabalho, em meus estudos.
Vamos juntos, eu te convido a vir comigo nessa caminhada, e Jesus nos guiará para a felicidade, a única e verdadeira que só existe na verdade.

Que Deus te abençoe!

Bruno Onofrio – Consagrado Sagrada Família
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/br90_onofrio:439