quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É preciso que Jesus fique em nossa casa


“Chegando Jesus aquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: ‘Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.’ Ele desceu a toda pressa e recebeu alegremente.” (Lc 19, 5-6)




Hoje é o mesmo convite que Jesus faz pra todos nós, para nossas famílias. Podemos tomar a palavra casa significando família, a bíblia trata assim: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Jos 24, 15) Jesus deixa claro a Zaqueu que é preciso entrar em sua história, no seio de sua família, dentro do lugar onde ele vive plenamente e de forma aberta, sem máscaras a sua emoção: a família!

Da mesma forma é comigo e com você. Jesus quer entrar em nossa família e permanecer, não só por um dia, a palavra hoje significa imediatamente, Jesus quer entrar agora em nossas famílias. Nossa casa é berço tanto de coisas boas quanto ruins, podemos colher céu ou inferno dentro de casa, depende do que se semeia. Muitos de nós nem gostamos de ficar em casa, o lugar onde deveria ser um refúgio para nós, onde deveríamos encontrar descanso se torna um lugar que incomoda, um lugar sem paz.

Muitas pessoas reclamam e chegam a dizer: “A minha casa é um inferno!” E isso muitas vezes é verdade, porque onde passamos estamos deixando sementes de inferno. A nossa postura é infernal, a nossa linguagem é infernal, o nosso tom de voz é infernal. E nossa casa passa a não ser um lugar de descanso, e sim um lugar de desconto, onde eu desconto todas as coisas ruins do meu dia em cima de minha família, meus problemas de trabalho, de escola, com os amigos, até mesmo meus problemas na igreja. Para as pessoas de fora eu dou toda a liberdade e confiança, pra falar de mim, pra pedir conselho, até mesmo às vezes pra chorar, mas para minha família só dou o direito de receber o meu pior, a minha intolerância, o meu stress.

É preciso que dentro de nossa casa sejam plantadas sementes de céu. Eu preciso ser semeador do céu dentro da família, pra isso, é preciso ouvir a ordem de Jesus e reconhecer que é preciso que ele fique na minha casa. Assim como o padre na missa tem o poder dado por Deus de trazer Jesus ao altar, assim nós temos o poder, dado por Deus de levar Jesus a nossa família, porque também somos um povo de sacerdotes santos (I Pd 2, 5), portanto nossa missão é transmitir Jesus em nossa casa.

Aquele que experimenta Jesus precisa levá-lo aos outros, vivê-lo, testemunhá-lo. A maneira mais sublime de se conhecer Jesus é experimentar sua ação na história, através de um dos nossos, e assim iremos crer que, como fez na vida de um, fará também na nossa.

Nas nossas famílias, temos vividos fechados em nós, vivemos em grupo e isolados, conseguimos formar um grupo, mas não conseguimos formar uma comunidade. Quantos pais não gostariam de saber mais de seus filhos, conversar com eles, mas infelizmente não conseguem competir com a televisão e com o computador. Muitos de nós filhos achamos nossos pais antiquados, mas esquecemos que, eles vivem no mesmo mundo que nós, e não fazemos a experiência de contar com eles na hora dos problemas. Vemos o tempo todo nas delegacias jovens que estão presos, e acabam perdendo a namorada, os amigos os abandonam, os companheiros de crimes também, mas a mãe, por exemplo, jamais perde uma visita, jamais abandona. O jeito que deus quis mostrar de forma mais clara seu amor foi através de nossa família, viver o amor na família, com diálogo, respeito, é sentir Deus na pele, na carne. Conversar em família, ouvir o outro, é ouvir Jesus, falar com o outro, é ser Jesus falando. A transformação de amor que se dá na eucaristia precisa gerar frutos dentro da minha casa, eu preciso me transformar naquele que recebo, portanto, Jesus precisa entrar na minha casa, através de mim, a minha presença, precisa ser presença de Jesus, assim eu semearei o céu, assim a salvação entrará na minha casa (Lc 19, 9). A evangelização na minha família não vai acontecer com lição de moral ou jogando os pecados na cara de cada um, mas se dará pura e simplesmente com o amor. Quer rezar pela sua família? Antes de orar por ela em línguas, antes de profetizar na vida deles, é preciso usar o dom mais supremo que está acima de todos: o amor! Ame sua família, volta pra ela! Se seu pai e sua mãe ainda não são o que você queria, talvez seja porque você ainda não é o filho que deveria ser, seja profeta em casa, profeta do amor!


Carlos Maximiliano
Grupo de oração Poder de Deus
Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário